Guia da Cidade

Guia da Cidade 1

Água Doce é uma cidade desenhada por Deus. O portal Minha Água Doce tem orgulho em levar o nome desta cidade. Água Doce é minha, Água Doce é nossa!

ÁGUA DOCE tem uma área de 1.313,02 km², com 7.121 habitantes e está a 847m acima do nível do mar. Seus campos chegam a 1350m de altitude. Este paraíso natural faz parte do Vale do Contestado, no meio-oeste de Santa Catarina. Faz divisa com os municípios de Passos Maia, Ponte Serrada, Vargem Bonita, Catanduvas, Joaçaba, Luzerna, Ibicaré, Treze Tilias, Salto Veloso, Macieira e Caçador em Santa Catarina e Palmas e General Carneiro no Paraná.

Principais distâncias

Blumenau, SC – 357 km
Brasília, DF – 1603 km
Chapecó, SC – 155 km
Criciúma, SC – 417 km
Curitiba, PR – 365 km
Florianópolis, SC – 431 km
Joinville, SC – 399 km
Lages, 212 km
Porto Alegre, RS – 462 km
São Paulo, SP – 769 km

Telefones Úteis

Polícia Militar
190

Ambulâncias
192

Corpo de Bombeiros
193

Defesa Civil
197

Hospital Nossa Senhora da Paz
(49) 3524.0111 – Rua 31 de Março 109 – Centro

Informações Turísticas
(49) 3524-0000

A Capital Catarinense da Energia Eólica

Bons vinhos, bons ventos, boa gente, boas oportunidades. Água Doce, SC – Brasil – Capital Catarinense da Energia Eólica, um paraíso com menos de 10 mil habitantes mas que ostenta diversas conquistas. Sexto maior território de Santa Catarina, berço da maior vinícola do Estado e uma das maiores produções de energia eólica do Brasil. Uma cidade onde o Ecoturismo é sustentável.

Toda energia consumida pelos seus habitantes vem de aerogeradores instalados no município. A exuberância dos recursos naturais assegura grande variedade de flora e fauna em Água Doce. Para os adeptos do rapel, a cachoeira do Rio Cadeado apresenta excelentes condições para sua prática. Outro ponto turístico é o Monumento da Imbuia, o tronco de uma árvore de mais de 100 anos que representa a riqueza natural do lugar, que já teve na extração da madeira uma importante fonte de renda.

Atualmente, a economia é voltada para a agropecuária. Também desperta curiosidade a vertente de água no distrito de Herciliópolis. Segundo a crença popular, a água tem poderes curativos desde a passagem do Monge João Maria pelo local.

Água Doce possui hotel, camping e pousada rural para atender os mais diferentes estilos de turistas. É sede do CEDUP – Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva (Colégio Agrícola), que oferece ensino médio com técnico em agropecuária e outros cursos. O local é aberto para visitas e oferece ao turista a oportunidade de conhecer bem todo o setor agropecuário.

Guia da Cidade 17

Etimologia        

Tem este nome por causa de um pequeno incidente com um tropeiro chamado João Líbia, que viajava até Marcelino Ramos para buscar mantimentos. Em meio a essas viagens, um rio tinha que ser atravessado, e uma mula que estava transportando açúcar desequilibrou-se e caiu no rio, perdendo toda a carga. A partir disso foi nomeado o rio e a cidade.

Homenagem em poesia ao Município de Água Doce

Origens e povoamento    

Água Doce é um município caracterizado por sua vastidão e beleza. Suas terras pertencem à região que chama-se “Campos de Palmas” (porção catarinense), os quais os sertanistas descobriram e colonizaram desde 1839. Com o Acordo de Limites entre o Paraná e Santa Catarina, começaram a pertencer ao estado catarinense. Os Campos de Palmas propriamente ditos integraram-se no então município de Cruzeiro, atual Joaçaba.

Inicialmente, o povoamento foi processado com lentidão, quase sendo absolutamente predominante o tipo humano que ocupava a região de Palmas (Paraná). Foi intensificada desde 1919 a existência atual de migrantes gaúchos descendentes de imigrantes que vieram da Itália.

Formação administrativa  

Distrito em 1943, Água Doce elevou-se à categoria de município em 21 de junho de 1958, por meio da Lei nº 348. Foi instalado em 25 de julho de 1958. É importante lembrar de Jesuíno Mendes que, com os demais idealistas, foi símbolo da intensa luta pela emancipação municipal.

O primeiro prefeito escolhido por nomeação do governo estadual foi Ângelo José Bruno. Vitório Amadio Macagnann foi o primeiro prefeito que o povo de Água Doce elegeu. Água Doce é o município de maior área territorial do Meio-Oeste de Santa Catarina. Sua economia se baseia na pecuária, no extrativismo vegetal e na agricultura.

Este Guia foi elaborado pelo portal Minha Água Doce com informações e fotos pesquisadas na internet.