Vídeo: Presidente do Hospital de Água Doce desabafa: “Estamos fazendo milagres para não fechar as portas. Contrato de comodato com a Prefeitura é uma extorsão”

0
Assista reportagem completa sobre a polêmica!

Na última semana, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Água Doce, o presidente do Hospital Nossa Senhora da Paz de Água Doce, quebrou o protocolo no uso da Tribuna e desabafou: “Hoje está parecendo que o nosso hospital é de um único partido e não é. Ele é dos 7.160 habitantes do Município. Resolvi não homenagear ninguém nesta noite e sim destacar que pedi ajuda para todos os vereadores, mas apenas um partido destinou emendas parlamentares para a entidade. As outras duas bancadas não repassaram nada nestes quase um ano e meio de mandato”.

No desabafo, Iliseo Vieceli se referiu das bancadas de MDB, PL e PP, onde apenas a última (Partido Progressista) destinou recursos através de deputados e senadores para reparos e manutenção do hospital que hoje atende cerca de 600 pacientes por mês, em plantão de 24 horas diariamente.

Vieceli citou a verba repassada pela prefeitura, mas destacou que ela não é suficiente e que o hospital vem fazendo milagres para não fechar as portas. Também fez questão de falar sobre um contrato de comodato firmado pela administração municipal Nelci/Preto, em 2009, com vigência de 20 anos, onde a prefeitura usa grande espaço da estrutura do hospital sem pagar nenhum centavo por isso. “Eu considero esse contrato uma extorsão e é nossa obrigação quebrá-lo. Não estamos expulsando a Secretaria Municipal da Saúde de lá mas pedindo que ela pague pelo espaço de 33 quartos e 11 banheiros”.

O Minha Água Doce levantou que há uma cláusula neste contrato de que havendo justificativa e interesse de ambas as partes, o mesmo pode ser rompido, desde que haja comunicação com antecedência de 60 dias. Vieceli defende que esse contrato só traz benefício à municipalidade e não ao hospital que é uma entidade privada. Caso contasse com o espaço, o hospital poderia aumentar o número de leitos e custear grande parte da manutenção com leitos de longa permanência, além de pequenas cirurgias.

Vídeo: Presidente do Hospital de Água Doce desabafa: "Estamos fazendo milagres para não fechar as portas. Contrato de comodato com a Prefeitura é uma extorsão" 1
Desabafo do presidente do Hospital foi realizado na Câmara de Vereadores de Água Doce

O Minha Água Doce conversou com o secretário municipal da Administração que na época da assinatura do contrato era o prefeito em exercício. Preto Gemelli destacou que a Prefeitura já passa por ano um milhão e sessenta mil reais para a entidade e que já é hora do hospital caminhar com as próprias pernas. Disse que falta diálogo com a diretoria e que na última eleição propôs que membros da Administração fizessem parte de uma chapa única, mas que não foi aceito por parte do presidente reeleito. Uma reunião chegou a ser realizada entre as partes para discutir o contrato de comodato, mas não houve avanços significativos.

No ano passado, a diretoria do Hospital soube através da imprensa que a Secretaria Municipal de Saúde propôs em reunião dos secretários municipais que o espaço fosse transformado em referência para psiquiatria, para suprir demanda local e regional. A diretoria afirmou na época que sequer foi consultada pela secretária municipal da Saúde.

Vídeo: Presidente do Hospital de Água Doce desabafa: "Estamos fazendo milagres para não fechar as portas. Contrato de comodato com a Prefeitura é uma extorsão" 2

*Com informações Minha Água Doce

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui